Mindfulness: Como comer com atenção pode ajudá-lo a ficar magro

A atenção e consciência plena estão na boca do povo hoje em dia. Hoje se associa a atenção à perda de peso, e por uma razão óbvia. De fato, a técnica de comer com atenção e consciência, além de uma técnica de bem-estar, é também útil para aliviar o estresse, e ficar mais zen ao longo de todo o dia.

No entanto, o que mais tem chamado à atenção, é que essa técnica tem desencadeado uma infindável série de outros benefícios para a sua saúde.

São vários os estudos que já deram conta que a atenção plena pode ser uma grande aliada para a redução de inflamações, para melhorar a qualidade do sono, aumentar o bem-estar e felicidade, regular o apetite, e diminuir a região da cintura e quadril.

Como a atenção plena o ajuda a emagrecer

atenção plena o ajuda a emagrecer

Enquanto a maior parte dos benefícios do designado “mindfulness” é de fácil percepção, no que toca à redução de apetite e perda de peso não é tão fácil assim entender o porquê de ele ser benéfico.

A verdade é que essa técnica da atenção plena pode ser realmente uma técnica transformadora, tanto para a perda de peso, como para manter um IMC (Índice de Massa Corporal) saudável.

Vários nutricionistas vêm recomendando que as pessoas usem essa técnica para comerem de forma mais saudável.

A ideia é passar a comer conscientemente. Quando você faz a sua refeição com atenção, quando pensa em cada alimento que coloca na boca, e quando está atento a cada um dos movimentos de seu corpo ao mastigar e engolir os alimentos, você tem vários benefícios:

  • Melhora a sua digestão
  • Tem consciência de quando está cheio, e quando deve parar de comer
  • Reduz o inchaço
  • Muda o sabor dos alimentos (ou a percepção que você tem do seu sabor)

O que essa técnica traz de novo é que torna você, e sua mente, no centro de todas as ações. Agora não são mais os alimentos que ganham destaque na hora da refeição. É sua consciência que ganha um papel importante a partir de agora.

Você passa a ganhar consciência de cada sabor do alimento, de cada mordida que dá, e vai até desfrutar mais de sua refeição.

Mindfulness: Como colocar em prática

A única coisa que precisa fazer é não pensar em mais nada enquanto come. Tem de estar totalmente concentrado no que está fazendo nesse momento. Aprecie o sabor de cada garfada. Mastigue devagar, e pensando nas sensações que a comida te está dando.

Claro que essa prática não é algo que se consiga fazer de um dia para o outro. Geralmente, quando estamos comendo, uma série de outras coisas vem em nosso pensamento. É preciso nos libertarmos de todos eles.

  • Esteja consciente plenamente sempre que estiver comendo e preparando as suas refeições (inclui a escolha de sua alimentação)
  • Coloque pouca comida de cada vez na boca
  • Pratique com alguns lanchinhos saudáveis (uma pela de cada vez) – pipoca, tomatinhos, nozes, frutos vermelhos.
  • Pouse o seu garfo enquanto mastiga lentamente.
  • Coma sem distrações. Nada de televisão, celular, computador, ou qualquer outra coisa que desvie sua atenção.

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